Apresentação

Sobre o grupo

A violência intrafamiliar é um problema social que afeta grandes contingentes populacionais, especialmente mulheres e suas famílias. No início dos anos 1990, a violência contra a mulher, atualmente denominada de violência de gênero, foi reconhecida como um problema de saúde pública pela Organização Mundial de Saúde que a considera uma das formas mais generalizadas de abuso dos direitos humanos e a menos reconhecida.

A proposta deste Grupo de Estudos iniciou com uma pesquisa intitulada: Violência intrafamiliar e de gênero – o caminho das mulheres no enfrentamento do sofrimento, que recebeu apoio do CNPq através do Edital "Gênero, mulheres e feminismos/2006". Essa pesquisa inspirou-se em um estudo desenvolvido pela Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) em 10 países da América Central e do Sul, denominado de "Rota Crítica" e coordenado pela pesquisadora Montserrat Sagot da Universidade da Costa Rica (UCR). O fato do Brasil não ter feito parte do projeto original motivou-nos a elaborar um projeto sobre a Rota Crítica das mulheres no Brasil.

Durante o percurso da pesquisa, organizamos um seminário sobre a Rota Crítica das mulheres no enfrentamento da violência. Esse evento propiciou um espaço para publicização dos dados de pesquisa e ajudou no fortalecimento da rede local e regional de combate à violência. O seminário foi realizado em uma data que precedia os 16 Dias de Luta para a Erradicação da Violência conta a Mulher e originou o livro “Rotas Críticas – Mulheres enfrentando as violências”, publicado na primavera de 2007.

Ao término da pesquisa sobre Violência intrafamiliar e de gênero, em São Leopoldo, pensamos em realizar estudo similar na cidade de Porto Alegre e elaboramos novo projeto de pesquisa, contemplado com o Edital Universal/2008. A pesquisa previa uma segunda edição do Seminário Rotas Críticas, que aconteceu em Porto Alegre no primeiro semestre de 2008, financiado pelo CNPq.

Dentre as discussões que aconteceram no Seminário Rotas II, houve uma mobilização para trabalhar com o tema dos femicídios, que muitas vezes representam o fim de longas rotas de violências, ou como alguns autores tem chamado trata-se de “mortes anunciadas”. O tema femicídios instigou a construção de novos projetos de pesquisa “Femicídios: assassinatos de mulheres no Rio Grande do Sul” e “Assassinatos baseados em gênero no Rio Grande do Sul”, contemplado pelo Edital Gênero, Mulheres e Feminismos em 2010, ambos em desenvolvimento atualmente.

Os femicídios, as mortes de travestis, as situações de violência que acontecem em um continuum de gravidade ascendente deram o título para a terceira edição do Seminário Rotas Críticas, onde iríamos discutir o que denominamos de situações limite das violências. Nessa categoria incluímos os suicídios, em um recorte de gênero da pesquisa maior coordenada pela pesquisadora Maria Cecília Minayo/FIOCRUZ “É possível prevenir o fim? Suicídios de idosos no Brasil”, na qual trabalhamos os dados referentes à região sul do país.

Portanto, estes são os temas que têm mobilizado este grupo de estudos composto por professores pesquisadores, alunos do PPG Enfermagem, Bolsistas de Iniciação Científica do Curso de Análise de Políticas e Sistemas de Saúde, do Curso de Enfermagem e de outros cursos da UFRGS, além de colaboradores de outras instituições.

Nas pesquisas e seminários sobre as Rotas Críticas foi fundamental o apoio de pesquisadores de outras Universidades, dentre as quais destacamos o Centro Latino-Americano de Estudos de Violência e Saúde Jorge Careli (CLAVES), o Departamento de Medicina Preventiva da USP, a Universidade Autônoma de Barcelona, além do Grupo de Estudos sobre Violência de Gênero (PUC-RS) UniRitter, IPA, UNISINOS, ESP-RS, CEVS-RS, UFSC, UNIPLAC dentre outras.

Através desta página disponibilizamos textos produzidos nestas e outras pesquisas focadas no tema violências e gênero, assim como materiais de outros pesquisadores obtidos em sites ou espaços de divulgação aberta.

Também colocamos nosso endereço, interessados em trocar experiências e discutir questões de pesquisa. Abrimos esse espaço para divulgação de dados de pesquisa, mas também para divulgar matérias leigas, de mídias ou outras fontes e denúncias de violências, sabedores que o estudo desse tema exige compromisso e mobilização social.

O que apresentamos é fruto de trabalho de um grande número de pessoas implicadas nestas pesquisas na última década, embora neste momento assinem apenas os membros atuais do grupo de pesquisa.

Linhas de Pesquisa

1. Rotas críticas de mulheres em situação de violência

Objetivo: Estudar as violências contra as mulheres e mecanismos de enfrentamento.

2. Políticas de saúde e gênero

Objetivo: Promover estudos sobre políticas públicas e gênero

3. Equidade de gênero, classe e raça

Objetivo: Realizar estudos e pesquisas no campo da saúde coletiva, utilizando metodologia quantitativa e qualitativa para averiguar a equidade na atenção à saúde do ponto de vista de gênero, classe social e raça/etnia.


Pesquisadores

Alcindo Antônio Ferla (CV Lattes)
Daniel Canavese de Oliveira (CV Lattes)
Fernanda Souza de Bairros (CV Lattes)
Frederico Viana Machado (CV Lattes)
Joyce Mendes de Andrade Schramm (CV Lattes)
Mauricio Polidoro (CV Lattes)
Roger Flores Ceccon (CV Lattes)
Stela Nazareth Meneghel (CV Lattes)

Informações Complementares

Acesse o link: