Publicações


A produção em texto do Antimanual para enfrentar a COVID 19 — falando de medos, angústias e violências é resultado de uma atividade híbrida de ensino, extensão e pesquisa realizada no período inicial da suspensão de atividades presenciais na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, como resultado das respostas à pandemia de COVID-19.


  

Conversas invisíveis: assuntos falados, mas não ouvidos em consultas ginecológicas

Estudo qualitativo baseado nos pressupostos teórico-metodológicos da Análise da Conversa (AC) que descreve e analisa interações face a face entre três enfermeiras e sete usuárias de serviços de atenção primária em saúde, ocorridas durante consultas para coleta do exame citopatológico.


Envelhecimento com dependência: o que mostra o cinema

Objetivo: Refletir acerca do tema do envelhecimento com dependência por meio da linguagem fílmica.


O silêncio da sexualidade em idosos dependentes

Objetivo: Identificar as vivências relatadas por idosos dependentes sobre sua sexualidade após o estado de dependência ou durante a vida



Diez libros que un sanitarista no puede dejar de leer

Este texto foi apresentado em um encontro promovido pela Editora Fiocruz, que teve lugar no 6º Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Saúde, organizado pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva em 2013. A ideia do ensaio foi apresentar e discutir textos técnicos e literários, que trouxessem aspectos relevantes para a saúde pública e coletiva.


Vidas nuas: mulheres com HIV/aids em situação de violência de gênero

Objetivo: Explorar as experiências de violência de gênero na trajetória de mulheres que vivem com HIV.



                                     Oficina de bonecxs sexuadxs – um relato de experiência



Este texto relata a experiência de oficinas de bonecxs sexuadxs realizadas em cursos e atividades de extensão, com o objetivo de discutir temas ligados a gênero, sexualidade, direitos sexuais e reprodutivos, e estimular o uso de bonecxs para a identificação de violência sexual e para a promoção à saúde.




Mujeres conversando con mujeres: un encuentro en el seminario Rutas Críticas 8


 Los seminarios “Rutas Críticas”, realizados desde 2006, tienen por objetivo dis-cutir y presentar datos de investigaciones e intervenciones sobre violencia contra la mujer. Este texto presenta una síntesis narrativa del Seminario Internacional Rutas Críticas 8, de-nominado “Feminicidios: necesitamos hablar de eso”, realizado en Porto Alegre, en 2017. 


Fascismo de gênero: controle, opressão e exclusão de mulheres

Este ensaio discorre sobre o conceito de fascismo social e busca sua aplicação aos estudos de gênero, principalmente na análise das violências, iniquidades, feminização da aids e violações de direitos sociais de mulheres que vivem em cenários de capitalismo racista e patriarcal, em sociedades que utilizam a exploração, a exclusão, o abandono e a morte como mecanismos de controle.





Suicídio, cultura e trabalho em município de colonização alemã no sul do Brasil


Objetivo: Refletir sobre a cultura alemã e a ética do trabalho como determinantes do suicídio, em um município colonizado por alemães e cuja atividade predominante está ligada à monocultura do fumo.



Feminicídios em grupos étnicos e racializados: síntese

Objetivo: Disponibilizar a opinião de suas autoras sobre os determinantes dos feminicídios e sobre algumas ações que se pode lançar mão para enfrentá-los, além da síntese das discussões e debates que perpassaram o evento.


Feminicídios na cidade de Porto Alegre: Quantos são? Quem são?

Objetivo: Quantificar e tipificar os feminicídios ocorridos no município de Porto Alegre

 entre 2006 e 2010


Equidade na atenção à saúde de mulheres no Haiti

Objetivo: Descrever a atenção básica em saúde prestada às mulheres no Haiti 

e avaliar a equidade da atenção


Feminicídios em Porto Alegre: Iniquidades de gênero ao morrer

Objetivo: Analisar os discursos presentes nos relatórios finais de inquéritos policiais de homicídios de mulheres e identificar como essas mortes são percebidas.


Feminicídios: estudo em capitais e municípios brasileiros de grande porte populacional

Objetivo: Analisar a relação entre feminicídios e indicadores socioeconômicos, demográficos, de acesso e saúde em capitais e municípios brasileiros de grande porte populacional. 


Feminicídios: conceitos, tipos e cenários

Este texto é um ensaio teórico que discute os conceitos, os tipos e os cenários de feminicídios e apresenta algumas propostas para a prevenção destas mortes prematuras, injustas e evitáveis.




Feminicídios: estudo em capitais e municípios brasileiros de grande porte populacional


Objetivo: analisar a relação entre feminicídios com uma série de indicadores em cidades brasileiras de grande porte populacional.


HIV e violência contra mulheres: estudo em município com alta prevalência de Aids no Sul do Brasil








Objetivo: Investigar a prevalência e os fatores associados à violência contra mulheres com HIV em um município de porte médio no Sul do Brasil.


Tentativa de suicídio em mulheres idosas - uma perspectiva de gênero


Objetivo: Analisar a presença de desigualdades e violências de gênero na vida de mulheres idosas que tentaram o suicídio.


Livro: Epidemiologia – exercícios indisciplinados
Autora: Stela Meneghel


O livro "Epidemiologia – exercícios indisciplinados” é uma obra que objetiva discutir alguns dos principais temas da epidemiologia no contexto da saúde coletiva e das políticas públicas de saúde.