Programa Fala, Mulher

 




PROGRAMA FALA MULHER

O podcast Fala Mulher é um programa divulgado pela rádio Quintanares, sediada na Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ). Trata-se de uma ação de extensão dirigida à comunidade interna e externa da universidade. É uma conversa com mulheres, mas também fala a homens que se interessam por estes temas.

Apresentado por Stela Nazareth Meneghel, professora e pesquisadora da UFRGS, coordenadora do Grupo de pesquisa Rotas Críticas e pesquisadora no tema das violências contra as mulheres, conta com a colaboração de Evirlene Souza Fonseca, sanitarista e mestre em saúde coletiva, ex-aluna da UFRGS.

Os objetivos desta ação são: conversar com mulheres sobre problemas cotidianos ligados a relacionamentos, trabalho, cuidado de filhos, violências, dentre outros. Compartilhar histórias relacionadas com estes problemas, oriundas de folclore universal, contos de fada, crônicas de jornal, histórias de outras mulheres.

Esta ideia parte do trabalho de mulheres (Clarissa Estés; Xinran) que liam e comentavam cartas em programas de rádio “receitando” histórias, contos de fadas, filmes, textos.

A programação é veiculada semanalmente, sempre reproduzindo o programa em duas terças feiras, às 21 horas, no endereço virtual da rádio.


Dentre os programas já elaborados estão as seguintes histórias comentadas: Barba azul; Vasalisa; Eros, Psiquê; A mulher esqueleto; História das mulheres; Patinho feio; Sapatinhos vermelhos e Pele de foca.


Caso você tenha perdido algum programa, basta acessar os links abaixo:

Programa 001 - Apresentação, proposta e inspiração 

Programa 002 - Conto do Barba Azul

Programa 003 - Conto Vasalisa - o despertar da intuição

Programa 004 - Conto Psique e Eros

Programa 005 - Conto Mulher Esqueleto

Programa 006 - Itinerário das mulheres pela face da terra

Programa 007 -  Conto Patinho Feio

Programa 008 - Carta a Inveja

Programa 009 - Sapatinhos Vermelhos

Programa 010 O Filho Pródigo

Programa 011 Pele de Foca