Seminário Internacional >> Rotas Críticas VII

<<< Rotas Críticas VI --- Rotas Críticas VIII >>>


Na sétima edição, organizada no bojo do 12º Congresso da Rede Unida, em Campo Grande (MS), o tema foi “Iniquidades de gênero e enfrentamentos”. A palestra de abertura ocorreu com a participação da Profa. Dra. Montserrat Sagot (Universidad de Costa Rica) e contemplou espaços de rodas de conversa para apresentação e discussão de trabalhos científicos; relatos de experiências sobre equidade de gênero na atenção básica e um evento final de encerramento. 

Fizemos, adicionalmente, uma discussão conjunta com o Fórum Internacional sobre Fronteiras Nacionais, uma sessão de contação de histórias no Museu da Medicina de Campo Grande e participamos como facilitadores em outras rodas de conversa, procurando agregar a perspectiva de gênero nas discussões e problematizações. 

Durante o congresso, também ocorreu o lançamento do livro “História de uma indiazinha guarani-kaiowá e de seu avô na luta contra a doença e a injustiça”, da autora Stela Nazareth Meneghel. 

Sobre a Obra:

“Esta é a história de uma menina guarani-kaiowá que vive com sua família à beira de uma rodovia no Mato Grosso do Sul e de seu avô doente de hanseníase. Ela se destina a jovens que gostam de ouvir e contar histórias. A ideia surgiu durante a organização do 12º Congresso da Rede UNIDA e do Seminário  Rotas  Críticas  VII,  quando  ficamos  sabendo  que o Museu do Médico em Campo Grande estava trabalhando com o tema hanseníase. Criamos, então, esta história pautada na realidade do povo guarani-kaiowá, que agora estamos partilhando com você. Ela é dura na medida em que se compromete a mostrar a luta pela terra e as iniquidades que historicamente os indígenas sofrem no Brasil, mas pretende alavancar potência para mudar e para o resguardo da memória coletiva dos povos originários de nossa terra.”

Abaixo encontra-se algumas imagens da VII edição do seminário internacional Rotas Críticas a capa do livro (para obter o livro, basta clicar na imagem) que teve lançamento no 12º Congresso da Rede UNIDA.


Registro de imagens: 












 Algumas reflexões acerca do ódio dirigido à presidenta Dilma Roussef - sínteses do Seminário Internacional Rotas Críticas VII. Sul 21, Porto Alegre, 10 abr. 2016.