Seminário Internacional >> Rotas Críticas III

<<< Rotas Críticas II --- Rotas Críticas IV >>>



Seminário Internacional Rotas críticas III - Situações limite decorrentes de violências de gênero -

A iniciativa do evento foi do Grupo de Estudos de Saúde Coletiva (GESC) ligado ao Curso de Análise de Políticas e Sistemas de Saúde da Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e ao Programa de Pós-Graduação (PPG) de Enfermagem da mesma instituição.

Os temas abordados nas palestras de abertura foram: “Situações limite decorrentes da violência de gênero” proferida por Montserrat Sagot, da Universidade da Costa Rica, “Violência perpetrada contra militantes políticas, camponesas e migrantes” proferida por Lupicinio Iñiguez, da Universidade Autônoma de Barcelona; “As redes no enfrentamento das violências” por Lilia B. Schraiber, Universidade de São Paulo (USP) e por fim, "Feminicídios e assassinatos pautados em gênero" proferida por Stela Meneghel, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

O Seminário teve como objeto oportunizar trocas de experiências, reflexão crítica e busca de estratégias para o enfrentamento de violências e situações limite decorrentes de sistemas de gênero. O seminário foi voltado para estudantes, profissionais, pesquisadores, trabalhadores e operadores dos campos da saúde, ciências jurídicas, sociais e humanas.

Produção decorrente do seminário:

 Situações limite decorrentes da violência de gênero:  Este texto apresenta uma síntese do Seminário Rotas Críticas III, realizado em Porto Alegre/Brasil, em 2011, cujo foco foi situações limite da violência de gênero. As situações limite são violações de direitos humanos que incluem os femicídios ou assassinatos motivados pela situação de gênero; assassinatos de pessoas LGBT, violações a direitos de minorias étnicas e raciais, exploração sexual, violências a mulheres em situação de vulnerabilidade e outras violências decorrentes de gênero. O objetivo do encontro foi oportunizar espaço para partilhar experiências, refletir criticamente e construir estratégias para o enfrentamento de violências e situações limite decorrentes de sistemas de gênero.


Leia o artigo na íntegra clicando na imagem